Sensível e inovadora, a produção está disponível no Disney+. Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers!
Lançado em 2015, a animação Divertida Mente foi uma grande aposta da Disney e da Pixar. No entanto, ao falar de emoções de uma forma diferente, o longa fez sucesso nos cinemas e também no Disney+.
Na produção, o público conhece Riley, uma garota que se muda com sua família para São Francisco, na Califórnia. A história mostra, ainda, como são as emoções de Riley, que a acompanham desde seu nascimento e como a menina reage à mudança de cidade.
Assim, Alegria, Tristeza, Nojinho, Raiva e Medo cuidam do “centro de controle” da mente de Riley, ajudando-a lidar com as adversidades do dia a dia e criando diferentes memórias.
Porém, quando uma confusão leva Alegria para longe do painel de comando, um turbilhão de emoções e sentimentos toma conta de Riley, enquanto ela cresce e encara novos desafios.
E como toda obra da Disney e da Pixar, Divertida Mente também tem muitas curiosidades e histórias de bastidores. E a seguir, você pode conhecer algumas delas:
Os pássaros na fiação elétrica durante a viagem de Riley são de um curta da Pixar
Easter eggs e aparições de outros personagens são bem comuns nas produções da Pixar em parceria com a Disney. E em Divertida Mente não seria diferente.
Os passarinhos que aparecem pousados nos fios de iluminação enquanto Riley e seus pais estão viajando de carro são os mesmos do curta-metragem Coisas de Pássaros, lançado em 2001.
O filme também tem referências a Up: Altas Aventuras
Muitas das memórias que aparecem nas estantes de memórias da animação são imagens capturadas da cena alternativa de Up: Altas Aventuras, intitulada “Vida de Casado”.
Para quem não sabe, o filme de animação de 2009 – e disponível no Disney+ – também foi feita pela Disney e Pixar.
A Ilha da Família tem uma homenagem à Disney
O diretor da animação, Pete Docter, é assumidamente um grande fã da Disney.
Por isso, ele fez com que a Ilha da Personalidade que representa a família de Riley tivesse aproximadamente o mesmo tamanho do parque da Disney em Orlando, na Flórida.
O Castelo de Cartas é literalmente a cara de Riley e sua família
Quando Alegria e Bing Bong estão passando pela Ilha dedicada à imaginação, eles se deparam com um Castelo de Cartas. Pois bem, as cartas que representam o Rei, a Rainha e o Valete trazem imagens que se parecem exatamente com Riley e seus pais.
Outra curiosidade nessa cena é que, após Bing Bong derrubar o Castelo de Cartas, é possível ver um easter egg de Procurando Nemo no canto superior direito.
O significado do trabalho do pai de Riley
Em uma determinada cena, é possível ver o pai de Riley vestindo uma camiseta com a palavra “Brang”, que é o nome da empresa em que ele trabalha.
Acontece que essa palavra em si não tem nenhum significado e foi criada apenas para soar como se fosse o nome real de alguma startup localizada em São Francisco – cidade norte-americana que concentra várias novas empresas ligadas à tecnologia.
A loja Krause Key & Lock
Quando Riley e sua mãe estão andando pela cidade, após uma frustrada tentativa de comerem uma boa pizza, elas passam por uma loja chamada Krause Key & Lock.
O local recebeu esse nome em homenagem à loja da família do supervisor de animação, Shawn Krause.
A famosa cena do brócolis
Em uma das lembranças de Riley criança, seu pai aparece lhe dando brócolis para comer – o que a menina rejeita.
Pois bem, na versão japonesa, foi preciso trocar o vegetal por uma pimenta. Isso porque no Japão, o brócolis não é visto como ruim, enquanto no país asiático, a pimenta é considerada muito mais desagradável.
Assista a Divertida Mente no Disney+
Que tal rir e se emocionar com Divertida Mente? Acompanhe a história que retrata a evolução das emoções de uma forma muito especial e que certamente vai agradar adultos e crianças.
Divertida Mente e o curta especial O Primeiro Encontro de Riley estão disponíveis no Disney+.