Entre super-heróis icônicos e vilões marcantes, relembre algumas das principais criações de Stan Lee no Universo Marvel
Em 1961, o roteirista Stan Lee e o artista Jack Kirby se uniram para criar um grupo de super-heróis que mudaria a cara dos quadrinhos: o Quarteto Fantástico. Pouco depois, em 1962, Lee e o artista Steve Ditko criaram o Homem-Aranha, um super-herói com problemas iguais aos de qualquer adolescente.
Stan Lee co-criou vários personagens que, futuramente, protagonizaram mega-franquias no mundo dos quadrinhos. E seu processo de criação é contado pelo próprio artista no especial Stan Lee's Mutants, Monsters & Marvels – disponível no Disney+.
Listar todos os personagens importantes do mestre ou mesmo classificá-los seria uma missão impossível. No entanto, é possível ver, a seguir, uma lista com algumas de suas maiores co-criações de Stan Lee no Universo Marvel:
O Espetacular Homem-Aranha, o mais popular dentre os personagens de Stan Lee na Marvel
Peter Parker poderia ser só mais um jovem comum, exceto que ele tem super-poderes aracnídeos. Já o Homem-Aranha poderia ser só mais um super-herói, exceto pelo fato de ser um adolescente cheio de problemas.
Talvez seja justamente da união dessas duas características que Stan Lee e Steve Ditko conseguiram criar, em 1962, aquele que se tornaria um dos personagens mais populares do universo dos quadrinhos: o Espetacular Homem-Aranha.
O Senhor Fantástico, aquele super-herói “paizão”
O Quarteto Fantástico inteiro foi uma das geniais criações de Stan Lee. Contudo, o Senhor Fantástico, o líder do grupo, também tem lugar especial entre os fãs.
Com um coração tão grande quanto sua capacidade de se esticar, ele abraça sua família e a missão de proteger a diferentes mundos com seus superpoderes e senso de justiça.
Homem de Ferro, o super-herói cheio de charme
Gênio, bilionário, inventor e muito charmoso. Com todos esses predicados, era difícil o público não se apaixonar por Tony Stark e seu traje de Homem de Ferro.
Mas, caso isso não acontecesse, Stan Lee garantiu boas doses de emoção ao personagem, com incríveis vilões e tramas cativantes cruzando seu caminho – ambos capazes de mexer com as emoções até do leitor mais difícil de ser conquistado.
Thor e Loki mostram que os deuses também têm problemas familiares
E por que não trazer para os quadrinhos a boa e velha disputa entre irmãos?
Stan Lee fez isso – e ainda elevou a rixa ao status divino, colocando o Poderoso Thor e Loki, dois deuses de Asgard, para disputar a atenção do público e dos pais. Mas, como em qualquer família, entre uma briga e outra os dois também têm seus momentos de fraternidade.
O Incrível Hulk, o super-herói que “esmaga” coisas
Se para Shakespeare o ciúme é um monstro de olhos verdes, para Stan Lee, é a raiva o sentimento capaz de transformar alguém em um gigante todo verde. E esse ser enorme tem nome: o Incrível Hulk.
Quem vê o simpático cientista Bruce Banner não imagina que nele vive um ser tão poderoso – e que vem à tona com super força e uma super raiva!
Outros super-heróis criados por Stan Lee
De fato, enumerar os personagens marcantes criados por Lee é tarefa difícil. Basta citar que, além do Quarteto Fantástico, Stan Lee ajudou a criar os X-Men, os Vingadores, o Demolidor, a Mulher-Hulk, a Mulher Invisível, o Homem Formiga e a Vespa, e a lista segue.
Merecem ser mencionados, ainda, personagens que podem até não serem super poderosos, mas certamente são "super importantes" para o Universo Marvel – como Nick Fury, Mary Jane, Gwen Stacy, Rick Jones, dentre outros.
Os super vilões de Stan Lee
Da mente de Stan Lee saíram também vilões tão marcantes quanto seus oponentes. Alguns eram dúbios como Magneto. Outros trocaram de lado e se uniram aos super-heróis, como A Feiticeira Escarlate ou o Surfista Prateado.
No entanto, o time dos “caras maus” também tem nomes icônicos criados por Lee, como o Dr. Octopus e o Duende Verde, além do Galactus e, claro, o Rei do Crime.
Conheça o processo de criação dos personagens de Stan Lee
Vários dos personagens que Stan Lee ajudou a criar ganharam vida em Hollywood através das produções do Marvel Studios. E através de imagens icônicas e fotos raras, o próprio Stan Lee conta como foi construir essa mitologia moderna.
No especial Stan Lee's Mutants, Monsters & Marvels, Lee fala sobre seu processo criativo e seu papel na criação do Universo Marvel em entrevista com o diretor Kevin Smith. O documentário já está disponível no Disney+.
E para acompanhar todas as novidades do Universo Marvel, não deixe de visitar o Marvel Insider!