Corajosa. Habilidosa. Decidida. Peggy Carter enfrenta o que for preciso para cumprir suas missões. Atenção: o conteúdo a seguir contém spoilers!
Quem foi que disse que é preciso ter superpoderes para ser incrível? Afinal, Peggy Carter é hábil em usar armas de fogo e brancas, e sabe bem luta desarmada. Se isso não for sinônimo de incrível, o que mais seria?
Carter é soldado, detetive, espiã, cientista, servidora pública – e ainda é fluente em vários idiomas. Ela se destaca tanto que chegou até mesmo a atuar junto dos Vingadores. Definitivamente, Peggy merece um posto de destaque entre os personagens marcantes da Marvel!
A estreia de Peggy Carter nos quadrinhos
Margaret “Peggy” Carter apareceu pela primeira vez em Tales of Suspense #75, escrita por Stan Lee e com desenhos de Dick Ayers, Jack Kirby e Gene Colan. Inicialmente, ela nem tinha nome na história, mas logo se destacou e foi crescendo no Universo Marvel.
Nascida em uma rica família na Virgínia, Estados Unidos, ela deixou todo o conforto para trás para fazer parte do Escritório de Serviços Estratégicos (OSS), uma agência de guerra que precede a CIA.
Logo, Peggy vai para a França, onde se torna uma aliada da Resistência Francesa durante a 2º Guerra Mundial. Foi neste período, inclusive, que conheceu o Capitão América.
Bem, as habilidades e o trabalho de Peggy na Resistência chamaram a atenção da S.H.I.E.L.D. Assim, Carter se tornou a primeira mulher a se tornar uma Agente da S.H.I.E.L.D.
Em seus dias na agência de espionagem, ela trabalhou com Nick Fury, criador da iniciativa Vingadores, e também atuou ao lado de Howard Stark, o pai do Homem de Ferro. Ao longo de sua carreira, ela ainda enfrentou o Soldado Invernal, Agatha Harkness e muitos outros vilões.
Mesmo mais velha, Peggy Carter era modelo para as mulheres que entraram na S.H.I.E.L.D. depois dela e, claro, continuou sendo uma formidável lutadora.
A relação entre Peggy Carter e o Capitão América
Agora pausa na história para falar sobre algo que todos querem saber: e o relacionamento entre Peggy e o Capitão América?
Como dito anteriormente, os dois se conheceram durante a 2º Guerra. Durante o tempo em que lutaram lado a lado, Peggy nunca soube o verdadeiro nome do super-herói ou o viu sem a máscara.
Rapidamente eles criaram uma conexão profunda, abrindo espaço para surgir um romance. No entanto, as obrigações militares de Peggy e de Cap levaram os dois a seguir caminhos separados para defender o mundo dos nazistas.
Posteriormente, Carter foi capturada e acabou perdendo a memória, não reconhecendo mais o Capitão América ao vê-lo. Os dois, então, voltaram a se separar.
Algum tempo depois, porém, Peggy fica sabendo da suposta morte do Capitão América nas águas gélidas dos mares do norte, se tornando reclusa e devota ao trabalho.
Carter, então, se torna uma Agente da S.H.I.E.L.D. e dedica sua vida a defender o planeta de todo tipo de ameaça, locais (ou vindas do espaço). Lá, ela descobre que Steve Rogers não morreu e que voltou do estado de animação suspensa em que se encontrava.
Boa parte de suas memórias retornam quando o Capitão América a encontra de novo. Pena que, agora, ela era bem mais velha do que ele – afinal, o Cap passou vários anos congelado.
É como dizem: o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, mas competir com a diferença física e mental que se gerou entre eles devido a esse “tempinho” separados já fica um pouco complicado, não é mesmo?
Os dois continuaram, no entanto, bons amigos e confidentes.
A presença de Peggy Carter no Universo Cinematográfico Marvel
Assim como nos quadrinhos, a participação de Peggy no Universo Cinematográfico Marvel (UCM) foi intensa e marcante. A atriz Hayley Atwell deu vida à personagem em sua primeira aparição no UCM em Capitão América: O Primeiro Vingador, de 2011.
Ela reprisou sua atuação em Capitão América: Soldado Invernal, de 2014 e Vingadores: A Era de Ultron, de 2015. No mesmo ano, protagonizou a série Agente Carter.
Em Capitão América: Guerra Civil, de 2016, em uma cena deletada, é possível ver Steve Rogers (Chris Evans) acompanhando o funeral de Peggy.
Por fim, em Vingadores: Ultimato, de 2019, Atwell aparece brevemente em uma cena na qual dança juntamente com Rogers. Peggy Carter também participa da animação What If..?
Vamos celebrar as Mulheres da Marvel
As personagens femininas do Universo Marvel são muitas, e todas são incríveis à sua maneira. Por isso, o Marvel Insider vai seguir trazendo inúmeras histórias para enaltecer o protagonismo e a importância dessas personagens.
Para acompanhar a série Marvel Mulheres, saber mais sobre essa e todas as novidades do Universo Marvel, não deixe de visitar o Marvel Insider!